HISTÓRICO DOS ENEBD’S
A história do movimento estudantil de Biblioteconomia, a nível nacional, teve início em 1965, durante um Congresso de profissionais da área, realizado no estado de São Paulo. Ainda no período militar, mais precisamente em 1972, sentiu-se a necessidade de reorganização dos estudantes através do Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação, ENEBD. Sendo assim, muitos não consideraram as discussões de 1965 como um Encontro de Estudantes oficial, por isso a contagem começou realmente só a partir de 1972.
O ENEBD, realizado anualmente no mês de julho, é o maior evento estudantil na área de Biblioteconomia. Além de promover uma integração cultural, política e acadêmica, visa fazer uma avaliação crítica do curso frente ao mercado de trabalho e também uma proveitosa discussão acerca da realidade sócio-econômica brasileira. A programação dos ENEBD’S consiste de palestras, mesas redondas, minicursos, grupos de estudos, apresentação de trabalhos discentes, painéis expositivos, visitas técnicas e turísticas, bem como atividades de lazer, entre outras.
O ENEBD é promovido pela ExNEBD – Executiva Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação, que é composta por dois representantes de cada escola do Brasil. O ENEBD, é um encontro democrático onde podem participar estudantes e profissionais da área de Biblioteconomia e de outras áreas do conhecimento humano.
O 'PS': Galera, a Paraiba ansiava por uma nova oportunidade de sediar o ENEBD, pra vocês terem uma noção, a utima vez que os alunos de Biblioteconomia da UFPB teveram a oportunidade de participar do ENEBD em casa, foi em 1980!!!!!!!!!!!!!!
Vamos aproveitar, temos tudo para fazer um bom encontro!
0 comentários:
Postar um comentário