PALESTRANTES

Palestrantes
Postado por Rogério



Gustavo Henn: Gustavo Henn é bibliotecário, especialista em Gestão de Unidade de Informação e Mestre em Ciência da Informação. Tem experiência em bibliotecas jurídicas. Autor dos livros: O Crime da Rua Zico, Rabo de Palha e O Reino do Encantado.






Moreno Albuquerque de Barros: Mestre em Ciência da Informação. Um dos responsáveis pela ExtraLibris [extralibris.org] e pelo BSF [bsf.org.br].






Guilherme Ataíde Dias: Doutor em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Possui experiência na área da Ciência da Computação e Ciência da Informação. Atuação voltada prioritariamente para os seguintes temas: Recuperação e representação da informação, arquitetura da informação na web, ontologias, periódicos científicos eletrônico, preservação digital e utilização de software livre nas organizações.






Gustavo Nogueira: Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é efetivo da Universidade Federal de Sergipe, atuando principalmente no seguinte tema: Braille.






Emir José Suaiden:

Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e Pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid, atualmente ele é diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, é membro do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, é professor titular do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, biblioteca e sociedade, biblioteca pública, sistema informacional e informação. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão da informação e inclusão digital. Possui quatro livros e mais de 50 artigos publicados em diversos países. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexados do Portal Capes e em bases abertas, como o Live Search, totalizando mais de oito mil citações.



Bernardina Maria Juvenal Freire: Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História cultural e memória, com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, leitura, cultura, livro, bibliotecas e arquivos, Escrita de Si e autobiografia.






Marcílio Alves de Freitas: Bibliotecário Escolar (Colégios Apoio e Equipe em Recife - PE), formou-se em Biblioteconomia em 1990 pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Atuou na Associação Profissional Bibliotecários de PE (1996-1998), como presidente (criando: Jornada N/NE, Seminários especializados de Bibliotecas Escolares e Jurídicas, Banco de Empregos, Recomendação Salarial e o Prêmio Maria Lecticia de Andrade Lima). Atuou também no Conselho Regional de Biblioteconomia - 4ª Região (2000-2002),como presidente, desenvolveu um trabalho voltado para a visibilidade da profissão, criando as Bibliotecas nos Presídios Aníbal Bruno, FUNDAC (ex-FEBEM) e Instituto Suvag para Surdos e criou o CRB itinerante como forma de aproximar-se do profissional para discutir questões ligadas à área e atuou em diversos tipos de Bibliotecas: ESPECIALIZADAS (FIDEM – Planejamento urbano), HEMOPE (saúde) e Secretaria de Ação Social do Governo de PE, no programa de instalações das rádios comunitárias; PÚBLICAS – no Setor de Referência da Biblioteca Pública Estadual-PE / Diretor da Biblioteca Popular de Casa Amarela e implantou a Biblioteca Pública e Escolar de Fernando de Noronha –PE;COMUNITÁRIAS: Coordenou a implantação do Ônibus Biblioteca e Implantou a Biblioteca Comunitária de Maranguape II – Paulista (a 1ª do gênero no país); UNIVERSITÁRIA: UNICAP-PE.